Cultura: Eugénio Mimi, co-fundador do Festival de Praia Lantcha, é o homenageado das Festas do Município de 2018

Cultura: Eugénio Mimi, co-fundador do Festival de Praia Lantcha, é o homenageado das Festas do Município de 2018 20/07/2018 18:30Hs

Cultura: Eugénio Mimi, co-fundador do Festival de Praia Lantcha, é o homenageado das Festas do Município de 2018

A Câmara Municipal dos Mosteiros deliberou em sessão ordinária homenagear Eunénio Mimi nas Festas do Município, num ano em que se celebram as bodas de prata do Festival de Praia Lantcha.

João Rodrigues Miranda, mais conhecido por Eugénio Mimi, faleceu em Setembro do ano passado, nos Estados Unidos da América, onde residia há 17 anos, vítima de doença prolongada.

O artista, nascido a 8 de Setembro de 1965, gravou dois discos. ‘Nha Sonho’, em Portugal, onde residiu durante cerca de 4 anos, e ‘Criolu’, nos Estados Unidos.

Com outros amigos, dentre os quais Jaime Monteiro, vereador na Câmara Municipal dos Mosteiros, fundou o festival de Praia Lantcha, em 1994. Fundou também o grupo musical Sete Estrelas, que projetou vários jovens músicos nos Mosteiros.

O seu legado rompe as fronteiras da música. Eugénio Mimi foi treinador de Karaté e um dos membros fundadores do Cutelinho Futebol Clube.

Homem de muitos ofícios, ficou também conhecido como técnico de eletrónicos, tendo trabalhado como eletricista na Comissão Instaladora do Município dos Mosteiros, nos anos 90.

25 Anos de Praia Lantcha

A edição deste ano do Festival de Praia Lantcha celebra as bodas de prata deste evento.

A primeira edição do Festival de Praia Lantcha realizou-se, por iniciativa de músicos e entusiastas culturais do concelho do café, em 1994.

Como alguns eventos do género que, à época, iam surgindo em Cabo Verde, o Festival de Praia Lantcha começou por ser uma “festa” de artistas locais. Um palco de amigos, movidos pelo amor à música.

Não durou para que ganhasse fama e atraísse as atenções de várias latitudes, inspirando a criação das Festas do Município, que são hoje as principais atrações da agenda cultural do concelho.

GCI

Deixe seu Comentário