COVID-19: Mensagem do presidente da Câmara Municipal

COVID-19: Mensagem do presidente da Câmara Municipal 27/03/2020 06:27Hs

COVID-19: Mensagem do presidente da Câmara Municipal

Caros Mosteirenses,

Caras amigas e amigos,

Estamos todos cientes de que a pandemia do novo coronavírus, que provoca a doença COVID-19, é hoje um dos grandes problemas do mundo e, numa velocidade jamais vista, tende a atingir todos os países.

Esta doença contagiosa, como temos podido ver é uma síndroma respiratória aguda para a qual não há ainda vacina, nem tratamento eficaz, provocando a morte de pessoas, especialmente idosas e/ou com doenças crónicas associadas. Por isso, por todo o mundo, as medidas são de contenção e de prevenção, através do isolamento social, confinamento domiciliar e quarentena, exigindo de cada um hábitos de higiene como lavar as mãos com água e sabão e não tocar na boca, nariz e olhos.

Desde a semana passada que Cabo Verde registou o primeiro caso na ilha da Boavista, sendo o de um cidadão inglês, que infelizmente faleceu e hoje já contamos com quatro casos confirmados, assim como alguns casos suspeitos e centenas de pessoas de quarentena e todas as ilhas em estado de contingência, havendo instruções claras das nossas autoridades para que as pessoas cumpram a prevenção decretada pelo Governo da República, consubstanciada no Plano Nacional de Prevenção sobre o COVID-19, que apoiamos e com o qual temos o dever de colaborar para a saúde pública e o bem-estar de todos.

COVID-19: Cabo Verde 

Defendemos e colaboramos com as medidas de encerramento dos serviços públicos e de condicionamento das ligações aéreas e marítimas inter-ilhas, anunciadas pelo Primeiro Ministro de Cabo Verde, medidas duras, mas necessárias para o salvamento nacional. Tudo isto, que é importante , mesmo crucial, só terá sentido se cada um de nós fizermos a nossa parte. 

Os funcionários, os servidores desta edilidade, estão todos convocados a manterem-se em casa, seguindo as orientações da nação. Pois todos somos poucos no combate ao maior flagelo da humanidade nunca vistos. 

Se o País em muito parado, com a maior parte das pessoas resguardadas em casa, ajudará a que possamos cumprir melhor o plano de prevenção e reduzir em grande medida a propagação do novo coronavírus, a verdade é que isto tem efeito desastroso para a economia, para a produção agrícola, para a atividade comercial, para a pesca e a pecuária e, sobretudo para a oferta turística, principal motor da economia cabo-verdiano. Isto tudo, como aliás hoje em tudo o mundo, condiciona a vida económica e incorre a um choque no rendimento das empresas, das famílias, dos trabalhadores, dos mais carenciados e vulneráveis. Por isso, há que também tomar medidas de contenção de gastos e de custos a esta hora e de sermos solidários, sempre que possível, com aqueles em situação mais problemática.

Enquanto Edilidade dos Mosteiros, estamos não só prontos a fazer a nossa parte para que neste Concelho as pessoas cumpram as medidas de contingência impostas pelo Governo, que visam a segurança sanitária de todos nós, com a autoridade local que nos é conferida, como estamos prontos, em colaboração com o Poder Central e os organismos da Saúde Pública e da Proteção Civil, em tudo fazer para minimizar os riscos e os problemas de cada um. É preciso que tenhamos responsabilidade social e individual, todos e cada um fazendo a sua parte, pois esta pandemia só pode ser combatida com determinação, força de vontade e sacrifício.

Estaremos também em contacto com todas as edilidades de Cabo Verde, com especial incidência as outras câmaras municipais da ilha do Fogo, para as articulações necessárias, enquanto Poder Local, de forma a garantir que os municípios de Cabo Verde e, em particular, os da Ilha do Fogo, estejam em estrita prevenção e em segurança possível. Igualmente, enquanto Poder Local, estaremos em interlocução com o Governo para garantir a todos os municípios os meios e os recursos disponíveis para que enfrentemos esta luta dura e perigosa.

Na ilha do Fogo, é imperiosos que as câmaras municipais dos Mosteiros, Santa Catarina e São Filipe estejam juntas e convergentes nesta luta, pois só é possível levar de vencida este desafio se for em frente unida, olhando para a nossa querida ilha como um todo. Assim, todos juntos, e em articulação com o Governo e as autoridades da Saúde, assim como aquelas associadas, teremos mais possibilidade de controlar a mobilidade das pessoas, localizar os casos de doença e prestar assistência médica e solidária.

A Câmara Municipal dos Mosteiros vai respaldar e endossar a campanha de informação e de prevenção posta a circular pelo Governo e tudo fazer para que não percamos esta luta, nem deixemos que este vírus faça do nosso país, da nossa ilha do Fogo e do nosso Município uma calamidade pública.

É ocasião para endereçarmos a nossa solidariedade institucional e camarária aos Municípios da Boavista e da Praia, apelando aos demais municípios cabo-verdianos à observância das instruções e das recomendações do Governo para a luta em que estamos todos convocados. Igualmente, prestamos a nossa solidariedade e expressamos as nossas preocupações aos municípios estrangeiros amigos onde estão as nossas comunidades, especialmente na América e na Europa, onde a situação epidémica é mais gravosa. Aos municípios com os quais temos acordos de geminação e cooperação, o nosso abraço solidário e a nossa abertura para nos ajudarmos mutuamente, pois a fraternidade e a solidariedade ganham outro sentido, diríamos mesmo mais sentido, nas horas difíceis.

Ao Governo de Cabo Verde, deixamos a nossa disponibilidade de todo o apoio e do dever elevado de colaboração, apelando que coloque na ilha do Fogo e nos seus concelhos, entre os quais o nosso, os meios e os recursos disponíveis e possíveis para que possamos cumprir a nossa missão. É hora de aparelharmos o Poder Local, que está mais próximo das populações, de mais recursos e meios para ajudar a proteger vidas e a manter a vida económica a funcionar. Igualmente, é hora de pensarmos conjuntamente todas as possibilidades, inclusive em relação aos cenários de competências administrativas nas localidades e de repensarmos o calendário eleitoral autárquico. É tempo de exceção e de emergência, interpelando-nos que ajamos em conformidade e em consequência.

Mosteiros está motivado para vencer esta luta. A ilha do Fogo também, com a resiliência de ser uma ilha vulcânica. Cabo Verde, que viveu historicamente fomes e estiagens, tem na sua memória coletiva uma grande capacidade de resistência que é preciso reativar e otimizar neste momento.

O mundo não pode perder a luta contra esta pandemia viral.

 

Deixe seu Comentário