Carnaval: Surpresa sai vencedor e leva quase todos os prémios individuais

Carnaval: Surpresa sai vencedor e leva quase todos os prémios individuais 06/03/2019 17:37Hs

Carnaval: Surpresa sai vencedor e leva quase todos os prémios individuais

O anúncio dos resultados do Carnaval foi feito pelo presidente do júri, Hermógenes Fernandes, na tarde desta quarta-feira,6, num ato em que estiveram presentes todos os jurados, o vereador da Cultura, Fábio Vieira, e representantes de todos os grupos oficiais participantes no concurso deste ano.

O grupo Surpresa, de Queimada Guincho, sagrou-se campeão do Carnaval deste ano, seguido de Unidos de Fonsaco. Estrela Negra, de Queimada Trás, ficou em 3º lugar.

Retratando “África, berço da humanidade”, Surpresa arrebatou quase todos os prémios individuais: Rainha do Carnaval (Manuela Lopes), Porta-bandeira (Paula Semedo), Mestre-Sala (Quevy de Andrade) e Rainha de Bateria (Ana Cristina Pires Gomes).

Nunes Crisanto Correia Andrade, do grupo Estrela Negra, evitou o pleno do grupo de Queimada Guincho ao conquistar o prémio de Rei do Carnaval de Mosteiros em 2019. O histórico grupo de Queimada Trás trouxe “Mosteiros conectado ao mundo” como tema de desfile deste ano.

“As Cartas”. Este foi o tema do grupo que ficou em segundo lugar. O ‘Unidos de Fonsaco’  ficou em segundo lugar, melhorando duas posições em relação ao ano passado.

Prémios

O vencedor do Carnaval 2019 terá o prémio de 100 mil escudos. O segundo vai receber 70 mil e o terceiro, 50 mil escudos.

O Rei e a Rainha do Carnaval recebem 10 contos cada, a porta-bandeira e o mestre-sala 7 500 escudos cada, a mesma quantia a que tem direito a rainha de bateria.

Os grupos oficiais receberam um subsídio no valor de 70 contos para financiar os custos de produção do Carnaval.

Jardins e Escolas

A Câmara Municipal continua a apoiar o Carnaval escolar e dos jardins infantis. Ao pré-escolar foi atribuído o montante de 70 mil escudos. Os agrupamentos 1 e 2 receberam 50 contos cada.

Orçamento

Com o aumento do valor dos prémios coletivos e a atribuição de prémios individuais o orçamento do Carnaval sobe para 700 contos, 500 dos quais financiados pela Câmara Municipal. O remanescente é financiado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.

GCI

Deixe seu Comentário