Agenda 2030: Mosteiros presente na 3ª Cimeira Internacional de Líderes Locais

Agenda 2030: Mosteiros presente na 3ª Cimeira Internacional de Líderes Locais 09/07/2019 11:12Hs

Agenda 2030: Mosteiros presente na 3ª Cimeira Internacional de Líderes Locais

A cidade de Santa Maria, ilha do Sal, recebe, a partir desta terça-feira,9, a quinta-feira,11, a 3ª Cimeira Internacional dos Líderes Locais realizada no quadro da implementação do Programa das Plataformas para o Desenvolvimento Local (PDL) e Objetivos 2030 em Cabo Verde.

Contando com 140 participantes nacionais e internacionais de sete países de três continentes nomeadamente Africa, América e Europa, esta cimeira tem como tema central “o território como espaço de inovação para a concretização da Agenda 2030”.

Mosteiros está representado neste evento pelo presidente da Câmara Municipal, Carlos Fernandinho Teixeira, pelo presidente da Assembleia Municipal, Lúcio Fernandes, e pelo ponto focal do PDL, vereador Fábio Vieira.

O evento é organizado pela Associação Nacional de Municípios Cabo-verdianos, governo de Cabo Verde e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Contexto Internacional

De acordo com nota dirigida à imprensa, “a cimeira realiza-se, ainda, no âmbito do V Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local que terá lugar em Córdoba, Argentina, em dezembro de 2019. O governo de Cabo Verde é promotor do V Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local, conjuntamente com as autoridades argentinas e outras entidades internacionais. As conclusões da III Cimeira dos líderes locais integrarão a agenda do V Fórum DEL.”

Diz a organização que “este também se posiciona com um espaço que permite a realização de ações que servem como mecanismos catalisadores e aceleradores de processos de cooperação descentralizada e de cooperação sul-sul no contexto da arquitetura financeira mundial e na mudança dos fluxos de ajuda ao desenvolvimento e mobilização de parcerias e de investimentos.”

Contexto Nacional

Os promotores do evento afirmam que a 3ª Cimeira dos Líderes Locais será uma oportunidade para retomar e aprofundar a reflexão e partilhar experiências à volta de temáticas e desafios globais, nacionais e locais no que concerne às inovações para o Desenvolvimento Económico Local e para o alcance dos ODS.

“Estes desafios estão presentes na realidade atual de Cabo Verde, tais como: integração e coesão territorial, desenvolvimento sustentável, inclusivo e equitativo, parcerias e alianças para o desenvolvimento local e localização dos ODS.”

Segundo a organização, a inovação e a liderança deste processo por parte das autarquias apresentam-se como uma janela única e efetiva das autarquias no processo de descentralização do país e igualmente situa-se como uma oportunidade para reforçar a coesão interna e da cooperação entre municípios e territórios.

Centrado numa numa perspetiva de inovação e de criatividade dos territórios, como elementos cruciais para concretizar a Agenda 2030, o evento permite a partilha de inovações num contexto internacional marcado pelos ODS, servindo para dar a conhecer experiências inovadoras, criativas e de sucesso, de atores chave que têm trabalhado para o alcance dos ODS assim como atores de referência na cooperação internacional, descentralizada, agências de Nações Unidas e da cooperação bilateral em apoio aos processos de desenvolvimento humano a nível local.

Contexto Local

Os participantes da 3ª Cimeira Internacional de Líderes Locais têm a oportunidade de conhecer a ilha do Sal numa visita guiada organizada pela Câmara Municipal do Sal, com o objetivo de conhecer as potencialidades mas também os desafios de um município que se apresenta como o motor turístico e económico do país e que, ao mesmo tempo, enfrenta diversos desafios sociais e económicos para os seus cidadãos e cidadãs no dia-a-dia.

GCI

Deixe seu Comentário