5º Festival do Café do Fogo marcado para 23 e 24 de Março

5º Festival do Café do Fogo marcado para 23 e 24 de Março 07/02/2018 10:26Hs

5º Festival do Café do Fogo marcado para 23 e 24 de Março

A Câmara Municipal dos Mosteiros agendou para os dias 23 e 24 de Março, sexta e sábado, a realização da quinta edição do Festival do Café do Fogo (FCF).

Para esta edição estão previstas várias atividades, dentre conferências e encontros temáticos, eventos culturais e desportivos.

O 5º Fogo Coffee Fest vai ter convidados nacionais e estrangeiros, com destaque para uma delegação do município de Ansião (Portugal), liderada pelo presidente da Câmara Municipal.

Do FCF


O Festival do Café do Fogo (FCF) é uma iniciativa da Câmara Municipal dos Mosteiros institucionalizada em 2014.
A realização do Festival é uma forma de valorizar e promover aquele que é um dos melhores cafés do mundo, bem como homenagear todos quantos têm contribuído para a afirmação da cafeicultura no concelho.

Data


O Fogo Coffee Fest realiza-se por altura da colheita do café, que, no caso dos Mosteiros, regista-se entre Fevereiro e Abril.
O festival tem lugar normalmente nas últimas semanas da safra do café, de modo a permitir a participação dos cafeicultores e proporcionar a oportunidade aos convidados de presenciarem a colheita do café. Um atrativo para este festival que a Câmara pretende que seja internacional dentro de pouco tempo.

Local

O Festival do Café do Fogo realiza-se na cidade de Igreja, sede do concelho dos Mosteiros. Há também atividades descentralizadas, como, por exemplo, a visita aos cafezais, nas zonas altas do concelho, e as habituais alvoradas que se realizam na abertura do FCF.

Atividades

A realização do Festival do Café do Fogo é uma oportunidade de reunir produtores, proprietários, empresários, dirigentes políticos, especialistas, empresas e operários deste sector para momentos de partilha e de contactos.
No quadro do Fogo Coffee Fest são realizadas várias atividades, sempre centradas naquilo que inspirou a criação deste certame: o café.

O programa do FCF contempla conferências, feiras e exposições, concursos de café, eventos desportivos e culturais, com destaque para música, teatro e dança.

Café da manhã e Café da Tarde

São dos momentos mais especiais do Festival do Café do Fogo. O café da manhã e o café da tarde atraem centenas de pessoas para uma refeição com muita tradição no concelho.

A bebida é o Café. O acompanhamento é uma variedade de produtos locais como a batanquinha (feita à base de batata doce e farinha de milho), a camoca, o cuscuz (derivados do milho), o queijo, a batata assada, o pão caseiro, a banana “de terra”, o pastel de milho e outras delícias.

O Café da manhã (pequeno almoço) é servido por volta das 8H30 do segundo dia do Festival, logo após a alvorada em que participam dezenas de pessoas, umas vezes vindas das zonas altas até à cidade, outras, vindas das zonas do litoral.

Com este café da manhã reforçado, os festivaleiros partem para um dia repleto de atividades culturais.

O Café da Tarde é servido habitualmente na cerimónia de abertura do Festival. Normalmente, depois dos discursos oficiais de abertura e da abertura da feira de artesanato e de produtos agrícolas.

Deixe seu Comentário