7 Maravilhas Naturais dos Mosteiros

BAÍA DE FAJÃZINHA

BAÍA DE FAJÃZINHA

Também conhecida por Baía de Monte Vermelho, destaca-se na natureza pelas cores intermitentes de suas rochas que conferem ao local uma beleza rara e um importante valor patrimonial.

Possui uma nascente com água pura que brota das rochas que cercam toda a baía. Junto ao rochedo, escuta-se o ruído da água por entre as rochas, enquanto junto à extensa praia de areia negra ouve-se o bater das ondas nas rochas, numa delicada sinfonia no silêncio da balizagem.

Da sua flora concentram-se aqui espécies vegetais como: Tornabenea sp, Centaurium tenuiflorum, Campylanthus glaber, Oldenlandia corymbosa.

MONTE SUMBANGO

O monte de Sumbango, também conhecido por monte de São Filipe, na localidade de Sumbango, é uma das mais emblemáticas geoformas da ilha, atributo justificado pela singularidade dos seus contornos, sinuosidades e realces “arquitetónicos” e beleza cénica.

Trata-se de um cone de materiais piroclásticos coberto por espécies florísticas das quais se destacam: Forssaolea procridifolia, Salvia aegyptiaca, Abutilon pannosum, Aristida cardosoi, Sida coutinhoi, Aerva javanica.

No monte, a cruz de Nhô São Filipe reúne, no dia 11 de Maio, devotos de São Filipe dos mais diversos pontos do concelho, que, com oração e festejos, procuram saldar as promessas.

Coordenadas: X 124918,4123 Y 41135,93872

MONTE VELHA

O perímetro florestal de Monte Velha é o maior perímetro florestal da ilha do Fogo e um dos maiores do país, com uma cobertura vegetal predominantemente de Eucaliptus sp. A espécie tem uma importância vital na vida da população de Chãs das Caldeiras e das zonas adjacentes ao Parque Natural do Fogo, que a usam como lenha.

Pode-se observar também a presença de espécies como: Arthraxon lancifolius, Lavandula rotundifólia, Chloris pycnotrix.

O perímetro florestal de Monte Velha é formado essencialmente por lavas, alternadas com camadas e escórias e tufos, da actividade vulcânica anterior à formação da caldeira.

Um dos pontos de visita obrigatória aqui é a “Casa do Presidente” que hospedou personalidades políticas do país, nas décadas de oitenta.

Coordenadas: X 124369,4676; Y 37017,89847

CAFEZAIS

Os cafezais preenchem o cenário de encostas húmidas dos Mosteiros, situadas em algumas zonas intermédias e nas zonas altas do concelho, onde o café é cultivado há dois séculos.

Destes pequenos recantos, onde as plantas dividem espaço com outras árvores fruteiras, brota um dos melhores cafés do mundo. O Café do Fogo, que já foi produto de ultramar português de máxima categoria e de grande influência na balança comercial do arquipélago.

Visitar estes encantos da Natureza, na cintura verde da ilha é uma experiência de que o visitante não deve abrir mão.

Para uma experiência ainda mais inesquecível, nada melhor do que degustar o melhor café do mundo. Biológico. De aroma intenso. E super delicioso. Quem prova, aprova e não esquece!

Coordenadas: X 126185,4425 Y 38468,36607

MORRO DJÉU

O Morro Djéu é um local de paisagem natural exuberante e poético, composto por formações rochosas que assumem uma configuração de beleza rara.

O aspecto multicolor das rochas que compõem o Morro, alternam tons de esverdeado e azul e mergulham num mar azul cristalino de águas frias.

Da flora encontram-se aí espécies como: Tornabenea sp, Centaurium tennuiflorum, Campylanthus glaber e Oldenlandia corymbosa.

Ver no google maps

PORTELA

Situada nas zonas altas, no norte do concelho, Portela é conhecida por grutas e pequenas nascentes de água doce.

Ideal para praticantes de turismo de montanha, é um ponto de paragem obrigatória para quem se aventurar a debravar as zonas altas daquele lado do concelho, a partir de Rocha Fora.

Coordenadas: X 122707,2863 ; Y 40833,03895

PRAIA DE NHA SANT’ANA

Nha Sant’Ana integra duas pequenas praias de areia negra, de natureza basáltica, de estranha beleza paisagística. Alternam o negro das lavas com o azul das águas que banham a pequena costa.

Do vulcão recebe o legado negro de lavas que repousam ao longo da praia, cujas superfícies são refrescadas pelas águas cristalinas que banham este pequeno litoral.

Nos arredores das pequenas praias de Nha Sant’Ana destacam-se vegetações de Polycarpeae gavi, Paronychia illecebroides, Ipomoea acanthocarpa, Heliotropium ramosissimum.

Coordenadas: X129059,7937; Y 38235,4681